sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Período Introdutório
Cornélio Procópio   Brasil

 A experiência de dez anos do Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC


A pedido do Pe. Geral, Joacob Nampudakam, quero compartilhar, com todos aqueles que fazem parte do carisma de São Vicente Pallotti, a minha experiência de dez anos frente ao Período Introdutório, na Província São Paulo Apóstolo, Brasil.
São Vicente Pallotti nos deixou um grande legado: o apostolado universal, e tudo o que  fizermos que seja para a “infinita glória de Deus”. Ao assumir como Diretor do período Introdutório, tinha plena consciência da sua importância para a Sociedade e para a Igreja e por isso confiei na providência divina para que o meu trabalho fosse para a Sua maior glória. Apesar dos limites humanos de que todos somos acometidos, agradeço a Deus pelo fato de ter formado, ao longo destes anos, oitenta e sete jovens, provenientes das várias partes do Brasil, sendo que quarenta e dois deles perseveram. Destes, seis foram ordenados sacerdotes e seis ordenados diáconos, quatorze fazem teologia e dois filosofia, todos da Província São Paulo; da província de Santa Maria cinco fazem filosofia; do Uruguai, dois na teologia; um da Bolívia que faz filosofia; três da Colômbia: um na filosofia e dois na teologia. Rio de Janeiro, um na teologia e dois na filosofia. Portanto, o total de membros que passaram pelo noviciado de toda a América do Sul e que continuam no período formativo são trinta consagrados.
Durante sete anos estive à frente do noviciado, somente, com os candidatos da Província São Paulo Apóstolo e depois em 2010, os formadores reunidos em Curitiba, juntamente com os Superiores Maiores Latino-americanos e com a presença do então Secretário Geral para a Formação, Pe. Jacob Nampudakam e o Conselheiro Geral, Pe. Gilberto Orsolin, decidiu-se fazer uma experiência comum entre as Unidades Palotinas da América do Sul. Naquele encontro foi feito um programa formativo que pudesse comtemplar todas as realidades sul-americanas. Para dar início aos trabalhos comuns, fui novamente nomeado Diretor do Período Introdutório, para que pudesse organizá-lo durante mais um mandato de três anos, juntamente com a presença do Pe. Egídio Trevisan, da Província Nossa Senhora Conquistadora, Santa Maria. Após esta data, os Superiores Maiores reunidos na Colômbia, escolheram o Pe. Elmar Neri Rubira, Diretor do Período Introdutório e o Pe. Salvador, da Província Nossa Senhora Conquistadora, Diretor Espiritual.
Por tudo isso, louvo e agradeço a Deus por ter enviado estes jovens para o serviço apostólico na Igreja, segundo o carisma de São Vicente Pallotti. Pedimos a Deus que os faça perseverante e que envie mais operários para a sua messe.
Em Cristo Apóstolo do Pai.

Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário